De queimado não tem nada

por Franklin Rezende em 21 de maio de 2014

1 Comentário

Se você nunca ouviu falar em cimento queimado, perdeu parte da sua vida. Esse acabamento ganhou o mercado por não agredir o meio ambiente, ter uma boa durabilidade e uma ótima aderência. Ele é feito de uma mistura de argamassa composta por 4 partes de areia, 1 de cimento e ½  de água. Essa argamassa é aplicada no concreto áspero com uma espessura média de 30mm. Se o concreto se encontrar muito liso, sugere-se que chapisque o mesmo para melhorar a aderência da argamassa. Depois de aplicada a argamassa, é feito o nivelamento do piso com uma régua metálica.

aplicacao Se pararmos por aqui, esse piso ao secar se torna o popular cimentado, que é mais comum do que você imagina. O cimentado é o que pode-se chamar de calçada de rua. O que separa o cimentado do piso queimado é o ato de “queimar”, que na verdade não tem nenhuma relação com o fogo. Queimar o piso significa espalhar o cimento em pó sobre a argamassa ainda úmida, alisando a superfície com uma desempenadeira de aço.

paredes

Para manutenção desse piso aconselha-se pintar com uma tinta feita para pisos de cimento. Isso melhora a limpeza, porque reduz o atrito, deixando o piso lisinho. Tem também um produto impermeabilizante, que fecha os poros do cimento dificultando que as manchas sejam produzidas.

piso queimado vermelho piso queimado branco

Ainda na aplicação desse piso são usadas juntas de dilatação para evitar que haja trincas depois de seco, e mesmo assim se houver trincas elas devem ser preenchidas com silicone.

Apesar de parecer fácil a aplicação, há complicações. Deixe esse trabalho nas mãos de profissionais que já entendem do assunto. E cuidado, nem todos os pedreiros que dizem conhecer deste acabamento, sabem mesmo como aplicá-lo corretamente. Evite problemas futuros.

Por ser flexível e ter uma gama de cores disponíveis, o CQ pode ser encontrado em casas populares nas zonas rurais e até mesmo em residências mais luxuosas das grandes metrópoles. Pode ser usado em quase todos os ambientes da casa. Quando molhado se torna escorregadio, por isso, uma atenção maior deve ser dada ao colocá-lo em áreas externas.

Pela flexibilidade, o CQ pode ser aplicado até mesmo em paredes, escadas e bancadas.

paredes e bancadas

Não é recomendado para os quartos, por deixar frio o ambiente e pode causar incomodo especialmente no período de inverno. Já nos banheiros, evite a região do box, porque o material usado pode reagir com xampus, sabonetes e alguns produtos.

Vou lhe mostrar algumas imagens que te deixarão com vontade de aplicar o cimento queimado ate mesmo no teto:

cq 1 cq 2 cq 4 cq 3 cq 6 cq 7 cq 5

 

Pelos materiais usados e o método de aplique, o cimento queimado possui um ótimo custo-benefício. Posso dizer que é um acabamento contemporâneo que une a sofisticação e a simplicidade por um preço que cabe no seu orçamento.

  • Junior Santos

    Dahora..

Google+