Ângulos e planos de câmera

por Lucas Marcelino em 11 de abril de 2014

2 Comentários

Uma coisa que eu gusto muito de fazer é analisar as técnicas de um filme. Assisto aos making ofs, entrevistas com atores, produtores e diretores e tudo mais. Por isso, junto com meus amigos Gleik Max e Jonathas Witt, produzimos uma lista de ângulos e planos de câmera. Ainda tem muita coisa para falar e destacar como movimentos, efeitos especiais e iluminação, contudo vamos nos ater aos enquadramentos mais comuns. Prints tirados de “Bastardos Inglórios”, “Django Livre”, “Cães de Aluguel”, “Kill Bill” (os filmes do Tarantino são riquíssimos nesses aspectos), “Rush”, “Avatar”, “Jogos Vorazes: Em Chamas” e “12 Anos de Escravidão”. Divirta-se e comece a prestar atenção nos detalhes a partir de agora!

Canted Angle Shot

É quando o horizonte da câmera está torto ou fora do eixo, na diagonal. É usado para deixar as cenas mais dinâmicas e dramáticas.

CANTED ANGLE SHOT 2

Low-Angle Shot

Geralmente um ângulo abaixo do nível do olho sugere poder, força e superioridade.

LOW-ANGLE SHOT 3

High-Angle Shot

Um ângulo alto frequentemente é usado sugerindo fraqueza, inferioridade ou medo. Também pode dar uma grande visão geral da cena.

HIGH-ANGLE SHOT 2

Top Shot (Bird’s Eye)

É apenas um plano descritivo, não há nenhum objeto em foco ainda.  Também é chamado de “plano extremo”, com a câmera posicionada diretamente acima da cena, apontando a lente para baixo.

HIGH-ANGLE SHOT

Worm’s Eye View

A câmera é posta abaixo da linha do solo, com a lente apontada para cima. Também chamado de Extreme Low Angle.

23

Ground Shot

A câmera é posta no nível do solo e todos os elementos da cena ficam na mesma linha do horizonte. Esse ângulo pode antecipar uma ação, dar aquele suspense, sabe?

GROUND SHOT

Open Shot

O personagem aparece de corpo todo na imagem.

OPEN SHOT 2

Medium Shot

Mostra o personagem da cintura para cima e, ao mesmo tempo, a câmera está afastada o suficiente para relacionar visualmente o cenário com o personagem.

MEDIUM SHOT

Close-Up

O personagem filmado pela câmera preenche quase todo o quadro.

CLOSE-UP

  • Help

    Ameeii…Adorooooo cinema!!!

  • Guilherme

    Só faltou o super close-up.

Google+