Sim, vai ter copa?

por Henrique Félix em 29 de abril de 2014

Nenhum Comentário

Se dependesse da Saraiva Megastore aqui em Manaus, não iria ter. Pelo menos no XBOX daqui de casa. Foi uma saga pra comprar o que, segundo a EA Sports, é o melhor jogo da série FIFA para XBOX 360 e Playstation 3, o Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Mas ainda assim consegui comprar o game no dia do lançamento aqui no Brasil, na última sexta-feira.

A primeira coisa que fiz assim que o jogo saiu para pré-venda foi me informar se era mais rápido e prático comprar na loja online ou na loja física da Saraiva, uma das indicadas pela própria EA para comprar o jogo. Fui informado que, independente se mandasse entregar na loja ou na minha casa, eu não receberia no dia do lançamento. Então, fui até a loja e fiz a reserva para, teoricamente, recebe-lo no dia 25. Não foi o que aconteceu. Mas felizmente (e estranhamente) o jogo estava disponível em uma loja menor no shopping. Pedi reembolso na Saraiva, comprei na outra loja e ainda ganhei quatro pacotes de figurinhas pro meu álbum.

Intro

Chegando em casa, liguei o console, inseri o disco e comecei a jogar. Logo de cara já percebi que o servidor do jogo estava um pouco lento. Entrei, escolhi a dificuldade, o modo de controle (eu uso o modo alternativo) e a seleção de preferencia. Entrei no modo Copa do Mundo, onde eu teria que jogar com uma das 32 seleções classificadas para a copa. Comecei o primeiro jogo e logo de cara vi uma certa falta de acabamento na parte externa da animação que mostra o estádio pelo lado de fora. Juro que já vi melhores.

estadiolive streaming movie Willie and Me online

O jogo começou e a jogabilidade, a física da bola e a dinâmica do jogo realmente cumprem o prometido. Isso é claro, se você jogar numa dificuldade que não faça o jogo ser fácil de ganhar. Existem alguns bugs, como a linha de impedimento com defeito quando é perto do canto de escanteio. Os jogadores mais famosos são os que mais se aproximam da “realidade”. Obviamente, muitas das minhas reclamações são resultado da EA querer trazer um rostinho de FIFA 14 do XBOX One para o 360, mas acredito que o jogo acabou sendo finalizado às pressas e sem tempo para rever alguns detalhes e bugs.

Uma coisa muito bacana, e que eu espero que aconteça com a mesma aplicabilidade nos próximos FIFAs, é o treinamento que, apesar de ter mais alguns bugs, ensina um pouco mais sobre a dinâmica do jogo, quais botões usar e também, se o seu jogador treinado vai bem, subir pontos de habilidade. Isso faz com que um jogador que começa no nível 82 possa terminar o campeonato no nível 89 ou maior. Assim, alguns jogadores podem virar destaque no desenrolar da Copa do Mundo, exatamente como acontece na vida real.

FIFAWorldCup2014_Xbox360_PS3_Training_Pitch55

Também tentei jogar no modo online. Apenas tentei. Minha internet estava funcionando perfeitamente e ainda assim eu não conseguia passar meio minuto com a bola dominada por conta do leg do servidor. Desisti.

Uma função bacana que existe no FIFA desde o ano passado é a interação de voz com o kinect, que infelizmente não está presente nessa versão comemorativa da Copa do Mundo. Também não está presente na versão brasileira do jogo uma espécie de rádio do jogo, que fala sobre o desenrolar do campeonato enquanto você está passeando pelos menus. Talvez ficasse muito chata com a voz do Tiago Leifert, mas infelizmente parece que, mesmo a própria EA dizendo que um dos principais públicos-alvo desse jogo eram os próprios brasileiros, ela preferiu deixar todas as funcionalidades que dariam mais personalidade ao jogo de fora ou somente para os gringos.

uol-jogos-1396379206036_1920x1080

Apesar de muitas reclamações, eu posso dizer que o Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 é um ótimo jogo para chamar os amigos e passar uma tarde de domingo ou feriado jogando. Talvez, o preço um pouco salgado possa fazer com que você e seus amigos façam uma vaquinha para comprar o game. O preço sugerido é de R$ 199,90. Se você estiver em Manaus, eu não garanto que o jogo já esteja disponível na Saraiva Megastore do Manauara, mas na Foto Nascimento você pode comprar o jogo e ainda ganhar um album de figurinhas ou quatro pacotes de figurinhas da copa.

Google+