Loading Video...

Dr. Martens – #StandForSomething

por Juliana Muniz em 26 de setembro de 2013

2 Comentários

Assistir Vídeo Esconder Vídeo

É meio difícil achar um significado exato para “Stand for…”. É uma expressão que a gente imagina mais a prática do que a descrição lá no dicionário. Mas tentando traduzir, acho que “representar”, “apoiar” e “defender” são boas definições. Dito isso, vocês já viram a nova campanha da Dr. Martens? Gostei muito da ideia e acho que ela se encaixa perfeitamente na identidade e no significado da marca (assistam o vídeo ali em cima).

“What do you stand for?” e “Stand for something” são os novos slogans da fabricante que já completou mais de 50 anos. A História da Dr. Martens é antiga, lá da Segunda Guerra Mundial. Os Docs tem uma carga histórica muito grande.

Sofrendo com o desconforto dos calçados do uniforme oficial da guerra devido a uma lesão sofrida no pé em uma queda de esqui, o médico do exército alemão, Klaus Martens, resolveu fazer seus próprios sapatos. Desenvolveu um solado aerado que absorvia o impacto e protegia seus pés das variações de temperaturas e dos terrenos instáveis de guerra.

Aí você analisa esse último parágrafo e pensa, “o médico era alemão, do exército alemão, morava na Alemanha, mas… a Dr. Martens não é Inglesa?”.

Pois é. É que em 1º de abril de 1960 os Ingleses, que gostaram muito da ideia, formaram uma parceria com Martens e começaram a fabricar, dando origem à célebre Dr. Martens.

No início, as botas eram usadas pela classe operária, policiais, carteiros, funcionários de fábricas. Algum tempo depois, os skinheads o adotaram. Depois vieram os punks, góticos, feministas. Assim a marca se tornou o símbolo das revoluções. Era usada por pessoas e grupos que defendiam causas, que acabaram revolucionando o mundo todo.

Old martens

Hoje, não precisa pertencer a nenhum grupo de revolução pra usar um Martens. Você pode ser uma fashionista, ou uma pessoa normal que procura conforto para os pés. Mas o importante é fazer jus. Usar a marca e também a ideia. Calçar um Dr. Martens e também defender alguma coisa. O slogan deles fica bonito depois que a gente conhece a história, né? “Stand for something”. 

Como usar

Para as moçoilas e também para os rapazes que não querem se vestir como skinheads ou punks, aqui vão umas fotchénhas pra servir de inspiração na hora de montar um look ahazador com os Docs:

Dr. Martens Dr. Martens

Dr. Martens

Onde comprar

Aí vocês me perguntam:

Juliana, onde eu acho pra comprar?

Calma, gente. Eu sei que dá muito trabalho pedir pelo site porque demora, sai caro, taxa de alfândega e tal. Então, vou dar uma #dica pra vocês.

O Lima Melão, uma loja virtual muito legal, cheia de roupas e acessórios bem alternativos, tem Dr. Martens pra vender (uhull!). Eles tem vários modelos e o melhor preço do Brasil (uhull de novo!). Corram lá, tem estampado, colorido, preto, vermelho, rosa… ai, cansei. Ah, e com frete grátis!! :O

Lima Melão

  • Gabi

    Que legal! Assim como as camisas xadrez foram usadas inicialmente por operários, os Docs também. O mais interessante é a ideia (coceirinha pra colocar um acento!) que o calçado transmite. Tô correndo aqui pra comprar o meu no Lima Melão!

  • Pingback: Eat is a Trip Bota de operário um caramba! » Eat is a Trip()

Google+