La música de Drexler

por Henrique Félix em 29 de outubro de 2013

Nenhum Comentário

Você provavelmente não é fã de música latina de origem hispana e muito menos deve conhecer sobre a pessoa que vou falar. Ou talvez conheça, só não sabe o nome ainda. Estou falando do otorrinolaringologista e cantor uruguaio Jorge Drexler. Ai você fica se perguntando por que raios eu vou falar sobre ele. Minha resposta é simples. Eu gosto das músicas dele, tanto letra quando melodia, e acredito que você também pode gostar.

Drexler não canta rumba ou um tango, e passa bem longe do samba. Se você gosta de bossa nova ou mpb não hesite em ouvi-lo. As vezes agitadas, as vezes calmas, as musicas de Drexler te deixam relaxado ou animado para fazer coisas. Algumas vezes, eu confesso, ela pode te deixar meio pra baixo, mas sempre tem um lado bom dessas músicas. As letras quase sempre são poesias, nem sempre românticas, as vezes modernas.

Drexler 2

Al Otro Lado Del Rio foi a música que me fez conhece-lo, quando ouvi a trilha sonora de Diários de Motocicleta, de Walter Salles. Segundo ele, a versão que se ouve é a mesma versão que ele gravou um dia na casa de um amigo em Miami para que Salles tivesse uma ideia de como seria. Nunca mais conseguiu reproduzir tal som, nem mesmo em estúdio. A versão da casa do amigo ficou, e com isso, veio o Oscar de melhor canção original.

Jorge tem 11 álbuns, sendo que o primeiro só vendeu 33 cópias. Ele ainda tem um app onde você faz a música tocar do seu jeito. são ‘N’ possibilidades para a mesma música. Inclusive ‘N’ é o nome desse app, que mais se parece com um álbum interativo.

Quais os meus álbuns preferidos? Difícil dizer. Já ouvi todos, aprendi bastante espanhol com eles. O estilo não varia muito. Já cantou com alguns brasileiros como Paulinho Moska e Maria Rita. Mas vou indicar quatro álbuns: Eco e Eco² são continuação um do outro e é no segundo que se encontra a música Al Otro Lado Del Rio; 12 Segundos de Oscuridad tem músicas fantásticas e conta com a participação de Maria Rita na música Soledad; E o álbum mais recente se chama Amar La Trama, que foi gravado em estúdio, mas como se fosse ao vivo, com todos os instrumentos gravados de uma vez.

Se você sabe espanhol, preste atenção na letra. Se não entende, esse é um bom incentivo para aprender essa nova língua.

Google+