O que o Spotify tem?

por Henrique Félix em 20 de maio de 2014

1 Comentário

Há mais ou menos um mês eu recebi um convite do Spotify para testar o serviço antes dele desembarcar aqui no Brasil. O principal concorrente do Rdio vai desembarcar por aqui em breve. Então eu abandonei o Rdio por um tempo e decidi entrar de cabeça no mundo musical que o Spotify oferece.

Uma das grandes vantagens do Spotify em relação a concorrência se chama The Echo Nest, que está presente em outros serviços de música via streaming, mas que foi comprada pela empresa em Março desse ano. The Echo Nest é um sistema de dados musicais que cria canais de radio personalizados, por exemplo. Isso torna as suas descobertas por músicas novas do seu estilo preferido muito mais eficiente. Isso consequentemente traz uma experiência musical muito melhor dentro do serviço.

iphone-now-playing

Quando comecei a usar, comecei a perceber algumas dificuldades em relação ao uso, levando em conta com a minha experiência no iTunes e no Rdio. Também houveram alguns pontos bem importantes que me fizeram não cogitar voltar para os concorrentes. Vou listar um ponto negativo e dois positivos.

web-player-artist

Não é tão intuitivo

A primeira vista parece que tudo está meio bagunçado. Isso porque eu peguei o Spotify antes do redesign. Agora ele está até um pouco mais intuitivo em relação a criação de playlists e álbuns. Mas ainda assim, não é tão simples acha-los separadamente.

iphone-artist-outdoor

Aplicativo eficiente

O aplicativo, tanto no celular quando no computador, funcionam sem dificuldades. Além disso, a internet não precisa ser aquelas coisas todas para as músicas tocarem bem. Ele dificilmente trava. Além dos aplicativos, existe também a possibilidade de acessar o Spotify pelo navegador, que funciona tão bem quanto, mas não tem…

desktop-your-music-albums

Arquivos offline

Os arquivos offline estão presentes apenas nos aplicativos. Você pode dizer quais as playlists ou álbuns você quer que continuem ali, mesmo quando não estiver conectado a internet. O Rdio faz a mesma coisa, mas só no aplicativo para smartphone, enquanto o Spotify faz isso inclusive no aplicativo para computador.

Se você já baixou essas músicas para o seu computador e quer passar para o smartphone, basta estar na mesma rede, abrir os dois aplicativos, e sincronizar as músicas.

Você não paga nada para usar o Spotify, mas só dá pra ouvir músicas aleatórias e com alguns comerciais. Se você quiser ouvir somente as músicas que gosta, sem precisar conectar a internet e sem propaganda, o preço não foge da realidade da concorrência, inclusive custando menos do que nos EUA. Por $ 5,99 ao mês você pode fazer tudo isso.

Em geral, vale muito a pena testar. Por enquanto ele está restrito para teste. Alguma pessoas, como eu, ganharam códigos promocionais para participar. Você pode pedir pra ele, se inscrever no site ou pegar um desses códigos aqui em baixo. Obviamente cada um deles serve somente para uma pessoa. Então corre!

Q4pd4
fI5g9r
JLybr
EKP8IS
EdGKo

 

  • Rodrigo

    Eu vi a análise hoje e só tem um pequeno erro.
    Pelo menos pra mim, na versão gratuita eu consigo ouvir qualquer música. Não tem a opção de músicas offline. Mas hoje em dia não sei se isso é tão indispensável.

Google+