Loading Video...

Balões conectados

por Henrique Félix em 11 de setembro de 2013

Nenhum Comentário

Assistir Vídeo Esconder Vídeo

Não, esse post não irá falar do novo iPhone. Na verdade ele vai falar de uma boa causa que a rival da Apple pretende implantar pelo mundo. Estamos falando do Project Loon, um projeto do Google X, a divisão de inovações do Google. Eles foram responsáveis pela criação do Google Glass e do Google Self-Driving Car, o carro que dirige sozinho.

O Project Loon está sendo desenvolvido para levar internet de alta velocidade (!) a locais de difícil acesso e lugares que tem infraestrutura limitada, como alguns lugares da América do Sul e África.

A conexão será feita através de um anel de balões que ficarão a 20 mil metros do solo, fazendo interligação entre o servidor de internet e o local de acesso. Para não ficar a deriva, os balões ficarão dentro de correntes de ar estratosféricas. Também para manter tudo em ordem lá em cima, eles serão controlados por algoritmos complexos que não os deixarão concentrados ou dispersos demais. O controle será feito através de energia eólica e solar.

O recebimento de dados será feito através de uma antena especial. Segundo o Google, a velocidade será parecida com as que o 3G atinge.

Dá uma olhada no vídeo aqui em baixo pra você entender mais.

Para saber mais, acesse o site do projeto.

Google+