O ataque dos drones

por Henrique Félix em 22 de julho de 2014

Nenhum Comentário

A partir de hoje, vou usar esse espaço pra compartilhar com vocês as minhas ideias malucas sobre o futuro e como a tecnologia vai mudar nossa vida, tanto pessoal quanto profissional. Como isso vai interferir na nossa experiência de vida com as marcas e com as outras pessoas. Pra começar, nada mais em voga que os Drones.

Todo mundo lembra dos Jetsons quando o assunto é “até onde a tecnologia chegou, né?”. Mas as referências também vêm de outros lugares como Star Trek, Star Wars ou Minority Report (um dos meus favoritos). Os drones estão presentes em vários desses filmes e com aplicações diferentes. Até uns 2 ou 3 anos atrás você achava que isso era apenas um brinquedo de rico ou mais um modelo de aeromodelismo. Hoje os drones são uma realidade pra muitos, e logo serão a sua realidade.

Drone Camera

Até agora eles ainda não fazem parte do nosso dia a dia por conta de regulamentações não só aqui no Brasil, mas também no mundo todo. Esses robôs que voam estão ajudando produtoras de vídeo, fotógrafos e aficcionados a produzirem imagens que antigamente só se fazia alugando um helicóptero (em alguns casos nem isso). Ano passado, durante os protestos, a Folha de São Paulo usou alguns para fazer imagens da multidão.

Futuro próximo

A Amazon está sempre inovando as formas de entrega e nesse momento está testando a entrega por Drones. Atualmente ela já possui centros de distribuição espalhados pelos EUA para agilizar o processo de entrega de alguns produtos que são bastante requisitados na loja online. Mas através desse novo método, o comprador irá receber quase que imediatamente as suas compras no jardim de casa, sem que ninguém precise tocar sua campainha pra isso.

Mas pra quem pensa que essas inovações só aparecem lá pelas gringas, está muito enganado. Aqui no Brasil a Pão to Go, uma padaria de São Paulo, começou a entregar pães por meio dos Drones na cidade de São Carlos num raio de 1km da padaria.

O meu futuro

Quando eles tiverem uma autonomia de viagem maior, vamos conseguir mandar presentes, encomendas, cartas, aquele bolo que a sua mãe fez pra você, tudo isso em questão de algumas horas de uma cidade para outra. Vai ser tão fácil comer aquela comida caseira estando longe de casa.

Drone Amazon

Outra grande utilidade talvez seja para a agricultura. Não só os drones, mas robôs em geral, automatizados, fazendo plantio das sementes, espantando algumas pragas, regando e também colhendo no final. Isso tudo através de um software inteligente disponível no celular ou tablet do fazendeiro.

Os drones não vão nos levar a lugar nenhum, mas muito possivelmente levarão um pouco de nós a outras pessoas, ou resolverão alguns problemas que, hoje em dia, temos que enfrentar longas filas ou horas de transito pra resolver. Esqueceu a carteira em casa? O Drone pega.

E pra você, como vai ser o futuro com os Drones?

Fontes: Brainstorm9 e Olhar Digital

Google+