Os novos sistemas da Apple

por Henrique Félix em 3 de junho de 2014

Nenhum Comentário

Ontem à tarde foram lançados na WWDC (Worldwide Developers Conference) os novos sistemas operacionais da Apple: o iOS 8 para iPhones e iPads, e o OS X Yosemite para os Macs. Eu baixei os dois sistemas, testei, e vou te mostrar porque essas novidades vão deixar quase tudo no mundo Apple bem melhor. Mas como fazia Jack Estripador, vamos por partes.

01

Durante a WWDC estão sendo tratados muitos assuntos sobre desenvolvimento de aplicativo e novas funcionalidades dos sistemas. Mas para o público geral o que importa realmente são alguns detalhes de design e as novas funções desse sistema. As principais funcionalidades apresentadas para o iOS 8 são as respostas rápidas às mensagens, tanto sms, como iMessenger, Facebook e outros aplicativos; a função QuickType, que facilita as sugestões de correção de digitação; as novas funções do iMessenger, que traz praticamente todas as funcionalidades encontradas no WhatsApp, como criar grupos, enviar audio, silenciar grupos e etc; o Family Sharing, que é uma função onde toda a família está conectada, podendo usar o mesmo cartão de crédito, comprar um aplicativo para todos da família, compartilhar as fotos automaticamente para todos os membros, entre outras funções.

03

Mas talvez, um dos pontos mais altos de todas essas novidades seja o que a Apple chama de Continuidade, que dá a possibilidade de você continuar fazendo no Mac aquilo que você estava fazendo no seu iPhone/iPad e vice-versa. Escrever emails, enviar sms, atender ligações e tantas outras coisas são possíveis de se fazer em qualquer um dos dispositivos. Basta estarem na mesma rede.

02

Além disso, as funções do iCloud estão mais turbinadas. No iCloud Drive os arquivos podem ser criados, editados e salvos para serem usados em outros aplicativos. Também há novas funções para as fotos no iCloud. O iCloud Photo Library, que funciona como uma forma de organizar toda sua biblioteca em todos os dispositivos ao mesmo tempo. Além disso, no Mail ainda existe o Drop, um serviço onde você pode subir um arquivo de até 5GB em anexo via iCloud.

05

Já no OS X Yosemite, as mudanças visuais foram drásticas. Agora o visual está mais próximo do iOS. Possui um visual mais flat com todos aqueles fundos translúcidos. Os ícones, a barra superior e os menus foram redesenhados. Dá pra dizer que tudo ficou mais bonito, sim. O Notification Center ganhou Widgets e está mais parecido com a do iOS. O Dock também está de cara nova, com quase todos os ícones redesenhados e o fundo translúcido e com blur. O Spotlight também ficou mais inteligente, fazendo pesquisas tanto no Mac quanto na internet.

04

Existem muitos outros detalhes que eu não mencionei e alguns outros que provavelmente ainda não foram revelados ainda. Quem sabe lá por Setembro ou Outubro todos nós possamos usufruir de todas essas novidades nos nossos iPhones, iPads e Macs. Enquanto esse momento não chega, que tal assistir a apresentação da WWDC e ficar com um gostinho?

Ah, a Apple vai abrir em algum momento a possibilidade dos usuários poderem testar o OS X Yosemite. É só se inscrever aqui.

Google+