Pra emagrecer ou engordar

por Juliana Muniz em 30 de junho de 2014

Nenhum Comentário

Coisa que mais se acha nas revistas de saúde hoje em dia, são dicas pra emagrecer. Isso vem me incomodando há algum tempo, porque nem todo mundo quer perder peso. Também existem pessoas que precisam ganhar alguns quilinhos. O que é meu caso. Sempre fui magra. Minha família não tem histórico de obesidade, então posso dizer que a genética me favoreceu nesse ponto (pelo menos). O problema é que eu ajo diferente da maioria das pessoas quando fico muito estressada ou ansiosa. Ao invés de comer muito, eu simplesmente fecho a boca. Minha preocupação me ocupa tanto, que acabo ignorando a fome. Aí, somando isso com o fato de eu já ser magra, acabo ficando mais magra ainda a ponto de atingir o nível 16 na tabela do IMC (FYI: o mínimo é 20).

Ano passado, me estressei muito por motivos de último ano de faculdade, o que acabou me fazendo perder 7Kg. Desde então, venho tentando (mas não me esforçando muito) pra recuperar esses quilos e não tenho sido muito bem sucedida. Cansada de deixar de vestir algumas roupas porque estão um pouco largas em mim e de ouvir comentários do tipo “nossa, você emagreceu!”, resolvi fazer umas pesquisas sobre ganhar peso e acabei achando um app muito legal que tem me ajudado bastante.Ele se chama Calculadora de Calorias. É um app da revista Boa Forma, da editora Abril. Inclusive, ele serve tanto pra quem quer engordar quanto pra quem quer emagrecer ou só manter o peso.

Pra começar a usar o app, você precisa fazer sua ficha pra ele analisar sua situation. Então, ele pede seu nome, idade, sexo, altura, seu peso atual e o peso desejado; dá até pra colocar uma foto pra, daqui algum tempo, ver a diferença de quando você começou o programa. Depois você seleciona qual é sua meta semanal: perder 1 quilo, perder meio quilo, manter o peso ou ganhar meio quilo (Ah, pra quem não sabe, o indicado é que você não ganhe mais que meio quilo por semana, pra não fazer mal à saúde). Depois de selecionada a meta semanal, você vai colocar o nível de atividade física que pratica e pronto . Dá pra inserir o email também, mas é opcional.

perfil

Depois de completar sua ficha, o app está pronto pra ser usado. Na página inicial ele vai te dar um parâmetro geral do saldo de calorias. Ou seja, vai informar sua meta do dia, quanto você já consumiu e quanto já gastou (com atividades físicas).

home copy

Ta, mas como ele sabe o que eu já consumi e o que eu já gastei? Bom, como isso não se trata de mágica, é claro que você vai ter que ser um ser humano muito honesto consigo mesmo e aplicado, porque você vai ter que relatar tudo que come e também suas atividades físicas. O app tem uma lista ENORME de comidas e bebidas e basta você informar a quantia consumida que ele vai saber quantas calorias você ingeriu. Caso aconteça de não ter alguma comida na lista, você mesmo pode cadastrar. É só pegar as informações daquela tabela de valor nutricional que vem nas embalagens dos alimentos e anotar direitinho no app. Inclusive, a lista de alimentos ajuda muito porque lá contém informações muito úteis que podem te ajudar a escolher um cardápio bom e saudável.

alimentos

Tem que registrar tudo direitinho pra acompanhar o progresso. Inclusive, ele monta gráficos e dá badges. O app também tem uma calculadora de IMC e FMC (Índice de Massa Corporal e Frequência Cardíaca Máxima), treinos pra você abandonar a vida sedentária. Você também pode acrescentar fotos das suas refeições.

Claro que isso tudo fica muito melhor se você fizer uma visita ao seu nutricionista. Ele vai te passar um cardápio apropriado para o seu caso e o app entra como um forte aliado, te mostrando o progresso de tudo.

BOA FORMA Calculadora de Calorias é gratuito, e está disponível para iOS. Então, vê se para de ficar reclamando do seu peso e corre na App Store pra baixar logo esse negócio!

Google+