10 pontes para conhecer

por Franklin Rezende em 15 de junho de 2014

Nenhum Comentário

Toda cidade tem sua beleza. Seja ela as ruas largas, estádios de futebol ou confortáveis parques. Mas são poucas que dispõem do privilégio de ter belas pontes como cartão postal da cidade. Elas podem ser modernas, antigas, clássicas, bem iluminadas, curvas, servindo de passagem não só para veículos como também para pedestres.

 

Hoje vou mostrar algumas pontes de encher os olhos e que com certeza enchem de orgulho as cidades que as possuem:

Gateshead Millenium Bridge 1 Gateshead Millenium Bridge 2Essa é a Gateshead Millenium Bridge, uma ponte feita para ciclistas e pedestres. Localizada em Newcastle, Inglaterra, é uma criação magnífica da engenharia, possibilitando a passagem de barcos pelo rio. Eu, particularmente, amo cabos de aço e confesso que essa ponte me cativou muito.

Helix Bridge  2 Helix Bridge 1
A Helix Bridge foi projetada para ser um marco de Singapura. As estruturas são feitas em formato de dupla hélice, que se assemelham às moléculas de DNA. Além de ser um lugar de passagem exclusivo para pedestres, a ponte possui cinco plataformas que funcionam como mirantes para a contemplação da cidade. Sem contar a incrível iluminação, tornando-a, no período da noite, um espetáculo à beira d’água.

Karluv Most 2 Karluv Most 1

A ponte Karluv Most se encontra em Praga, Republica Tcheca, e liga dois bairros de destaque. Conhecida como Ponte Carlos, possui 520 metros de comprimento e 10 metros de largura sendo suportada por 16 arcos onde se encontram várias estátuas feitas pelos mais famosos arquitetos daquela época. Isso sim é um belo monumento de época.

Kintai-kyo  1 Kintai-kyo  2

A princípio, Iwakuni , uma pequena cidade localizada na província de Yamaguchi, não tinha nada de especial, apenas uma ponte e um castelo. A ponte Kintai-kyo é bastante curiosa pois foi totalmente construída em madeira e sem a utilização de um único prego. Você conseguiria fazer algo assim? Ela já passou por algumas reconstruções e reformas, encontrando-se inteira até os dias de hoje.

Pythonbrug 2 Pythonbrug 1

A incrível Pythonbrug, é a ponte que conecta as penínsulas de Sporenburg e Borneo, em Amsterdã. Projetada pela empresa West 8, seu nome foi dado devido à forma ondulada e retorcida, lembrando características e movimentos de uma cobra píton. É isso o que eu chamo de inspiração! Nos verões quentes holandeses, a ponte serve de trampolim para as crianças que buscam o rio para se refrescar.

Aiola Island Bridge 2 Aiola Island Bridge 1

Localizada bem no centro do rio Mur em Graz, Áustria, a Aiola Island Bridge tem um design completamente futurista. Construída pelo artista novaiorquino Acconci Vito, a “ilha”, como é conhecida, logo se tornou uma importante atração turística do local e conta com áreas de descanso, solário, bar e uma cafeteria. Não precisa de mais nada, não é. Simplesmente perfeita. eu passaria dias ali… rsrs.

Thomas Heatherwick's Rolling Bridge 1 Thomas Heatherwick's Rolling Bridge 2

A Thomas Heatherwick’s Rolling Bridge é uma ponte de aço possui 39 metros e foi construída para servir de passarela sobre o canal Grand Union, em Londres. Toda sexta-feira, ao meio-dia, um inovador sistema hidráulico enrola a ponte e a transforma em um curioso octógono. Há quem vá até o local na hora marcada só para ver o funcionamento desta incrível engenhoca! Não lembra uma língua de sogra?

Langkawi Sky Bridge 1 Langkawi Sky Bridge 2

Um teleférico leva os turistas para a fabulosa Langkawi Sky Bridge, ponte que fica a 2 mil metros acima do nível do mar, no topo do Monte Mat Cincang, na Malásia. A estrutura está suspensa por um único cabo de 82 metros de altura e teve que ser levada para o alto da montanha com a ajuda de helicópteros. Pode-se dizer que o processo de construção foi difícil e levou muito tempo. Apesar de balançar, ela é bem segura e tem uma das vistas mais fantásticas da Malásia. Toparia essa aventura?

Ponte da Paz 1 Ponte da Paz 2

Localizada na cidade de Calgary, no Canadá, a Ponte da Paz foi projetada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, arquiteto que esbanja ousadia em cada projeto que executa. Essa ponte fica sobre o rio Bow e tornou-se o mais novo cartão-postal da cidade canadense. É muito interessante a falta de pilares para apoiar a ponte. Esse é um dos seus diferenciais.

Storseisundet Bridge 1

Storseisundet Bridge 2

Construída para ligar a parte continental da Noruega com a Ilha de Averøy, a Storseisundet Bridge nos dá uma impressão, que não vai dar em lugar algum, devido ao ângulo acentuado de sua curva. Em 2005, o projeto levou o prêmio “Construção norueguesa do século”. Me deu vontade de atravessá-la a pé, tenho certeza de que me renderia algumas belas fotos pela sua forma curva.

Ficou com vontade de visita-las? Pois eu também fiquei. Algumas simplesmente não parecem reais. São belezas arquitetônicas espalhadas por aí. Sempre vale a pena dar uma olhadinha no mundo lá fora, nem que seja pela tela do computador.

Google+